AVC e outras doenças cerebrovasculares

AVC

O que é?

AVC é a sigla de acidente vascular cerebral, também chamado de derrame. Pode ser de dois tipos: isquêmico (que acontece quando falta irrigação sanguínea em alguma parte do cérebro provocada pela obstrução de uma ou mais artérias) ou hemorrágico (que é o sangramento cerebral em decorrência do rompimento de uma artéria ou vaso sanguíneo). Trata-se de uma emergência médica e o tratamento imediato é crucial para redução dos danos cerebrais e outras complicações.

Sintomas

Os sintomas do AVC variam de pessoa para pessoa, mas podem incluir sinais como: dificuldade para falar ou entender o que as pessoas estão dizendo; ficar confuso e falar palavras ou frases sem sentido; paralisia, dormência ou formigamento repentino do rosto, braço ou perna (geralmente o AVC afeta apenas um dos lados do corpo); fraqueza; dificuldade de enxergar com um ou ambos os olhos; boca caída quando tenta sorrir; visão turva; dor de cabeça súbita e intensa (que pode vir acompanhada de tontura, vômitos e alteração da consciência) e perda do equilíbrio.

Fatores de risco

Os fatores de risco de um AVC incluem tabagismo; pressão alta; colesterol ou triglicérides elevados; excesso de peso; diabetes; histórico familiar; sedentarismo; ingestão de álcool e estresse.

Diagnóstico

O diagnóstico de um AVC é feito pela história clínica e exame físico e também com exames de imagem que permitem identificar a área do cérebro afetada e o tipo de derrame que a pessoa sofreu. Entre os exames estão tomografia, ressonância magnética; ultrassom da carótida e até mesmo um ecocardiograma.

Tratamento

O AVC é uma emergência médica e o paciente deve ser levado imediatamente para o hospital. O tratamento dependerá do tipo de AVC que a pessoa está tendo (hemorrágico ou isquêmico). O uso de medicamentos trombolíticos ou anticoagulantes pode ajudar a reduzir a extensão do dano cerebral em casos de AVCs isquêmicos. Uma cirurgia pode ser indicada em casos que é necessário retirar coágulos ou êmbolos, aliviar a pressão cerebral e restabelecer a revascularização de artérias comprometidas.

As células cerebrais danificadas não podem ser recuperadas. Por isso, um tratamento de reabilitação é fundamental para ajudar a restaurar as funções de movimento e fala.

Outras doenças cerebrovasculares

Em alguns casos, as pessoas podem sofrer o chamado ataque isquêmico transitório (AIT, também conhecido como mini derrame). Isso acontece porque os sintomas são semelhantes ao do AVC, mas ele não causa danos permanentes. O AIT é causado por uma diminuição temporária do suprimento de sangue para parte do cérebro, mas esse bloqueio pode durar apenas alguns minutos. Procure atendimento médico da mesma forma.

Fontes:
Ministério da Saúde
Hospital Israelita Albert Einstein

Nome original do Grupo CID: Doenças cerebrovasculares
Categorias CID presentes no grupo como causa de morte:
I64 Acidente vascular cerebral, não especificado como hemorrágico ou isquêmico
I69 Sequelas de doenças cerebrovasculares
I61 Hemorragia intracerebral
I67 Outras doenças cerebrovasculares
I63 Infarto cerebral
I60 Hemorragia subaracnoide
I62 Outras hemorragias intracranianas não-traumáticas

Acesse os dados completos